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Daniel Donato

Que saudade dos péssimos atendimentos!

Atualizado: 23 de jul. de 2020


😡 Me desculpem, mas não deveria nem comentar esse post. Mas vamos lá: 👊🏻


⚠️ Trocar o pedido do cliente não deveria acontecer em hipótese alguma. O cliente pediu e, teoricamente, o garçom anotou. Eu disse teoricamente porque existem garçons que não anotam os pedidos alegando que vai decorar, que é bom de memória... 🤨 Rum sei!


Nesses casos, se não anotou, as chances de erros aumentam, pois no meio do caminho pode vir algum pensamento interno ou alguma pessoa querendo falar com ele e por aí vai. 👉 O melhor sempre é anotar. Eu disse sempre! ☺️


⚠️ E aí vem o segundo problema.


O garçom anotou tudo direitinho, passou o pedido para a cozinha por meio de um sistema eficiente, mas o pedido foi feito de forma errada ou foi trocado com o de outro cliente. Puxa vida! 🤬 Isso é muito cruel, tanto com o cliente como com o garçom que fez sua parte.


Mas será que o garçom fez toda a sua parte mesmo? N-A-O-TIO, NÃO. Claro que não!


✍️ Sabemos que toda a equipe, desde o dono até o cozinheiro, tem a responsabilidade sobre o atendimento de um restaurante, mas a pessoa responsável pelo atendimento de linha de frente, ou seja, o que trata diretamente com o cliente, no caso o garçom, tem a maior responsabilidade. Não total, mas a maior.


✍️ O garçom deve acompanhar o pedido, checar com os cozinheiros se entenderam, checar o tempo de espera, informar para o cliente quanto tempo ele vai aguardar e, por fim, antes do prato sair da cozinha, checar o pedido para ver se está conforme a solicitação. Só depois, deve-se entregar para o cliente.


Tem mais? 😬 Sim, tem mais! Após entregar o pedido na mesa, é importante perguntar ao cliente se ele necessita de algo a mais e falar que estará disponível sempre que ele chamar. ⚠️ Ah! Perguntar se ele acha interessante que vá algumas vezes à sua mesa para ver se está precisando de algo também é uma boa opção.


E aí vem uma afirmação da maioria das pessoas que trabalham com atendimento:🤔


Eu não consigo fazer tudo isso, pois tenho que atender várias mesas ao mesmo tempo.


Como diz Nelson Rubens, Ok Ok... O cliente não tem nada com isso. Nada mesmo!


👉 O dono do restaurante tem que se adaptar, reduzir a quantidade de mesas atendidas por um mesmo garçom, checar os processos atuais, atualizá-lo se for preciso, verificar a eficácia do sistema de pedido e sempre treinar a sua equipe. 👈🏻


Com isso, podemos minimizar consideravelmente as chances de erros e a insatisfação dos clientes.


⚠️ Lembrem-se! Sem cliente não existe negócio.


👉👉 Ah. Não esqueça de oferecer a sobremesa! 😁 Isso é bom e aumenta o faturamento do restaurante.


Grande abraço e sucesso,

Daniel Donato


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